Recadoseglitters.com

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Projetos de trabalho em sala de aula com a interação de tecnologias ao currículo __ Plao de aula reelaborado

Plano de aula reelaborado


Aprendendo com os Diferentes Tipos de Textos
Autor e Co-autor(es)
Autor Deusirene Vieira Tavares Azevedo
Escola Estadual D. Pedro II __ Porto Nacional Tocantins
Co-autor(es)
Professora Josélia de Sena Nunes __ 4° ano do Ensino Fundamental
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
4° ano __Ensino Fundamental Língua Portuguesa Leitura e escrita de textos, Alfabetização e interpretação


Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Espera-se que com o desenvolvimento dessas aulas os alunos sejam capazes de distinguirem os diferente tipos de textos, bem como suas características e estruturas, em relação ao processo de alfabetização, é importante que a pessoa que esteja em tal processo, que tenha contato com diferentes tipos de textos, tais como: histórias infantis, poesias, parlendas, receitas entre outros. Por isso, é fundamental que o professor faça a leitura e apresente em sala de aula diferentes tipos de textos.
Duração das atividades
Aproximadamente três semanas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Colar cartazes na sala de aula com diferentes tipos de texto, como: músicas, parlendas, texto retirado de jornal, folhetos de supermercado etc.
Estratégias e recursos da aula
As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- uso de som e/ou computador com caixa de som,internet data show, revistas, jornais livros, textos .
AULA 1
Atividade 1
Dispor os alunos em uma roda para que um clima de diálogo seja criado. O professor faz alguns questionamentos às crianças, como, por exemplo:
- Vocês já ouviram música?
- Que tipo de música vocês gostam?
Feito isso, o professor convida os alunos a ouvirem uma música, de sua escolha. Depois que ouvirem a música o professor faz outros questionamentos.
- Quem já conhecia esta música?
- Vocês gostaram dela?
- Vocês sabiam que toda música pode ser escrita e por isso, é um tipo de texto?
Agora, nós vamos ouvir uma história que se chama “A Primavera da Lagarta” da autora Ruth Rocha.


Recurso:

Após ouvirem o trecho da história, o professor conversa com os alunos e pergunta se elas gostaram da história, pergunta o que elas acharam mais interessante.
O professor, neste momento mostra que tanto a música que elas ouviram como a história são textos, e, que apesar de possuir algumas diferenças, são textos que podem ser escritos por um autor e lidos por diferentes leitores. Por isso é importante que na sala de aula tenha diferentes tipos de textos para auxiliar o professor na explicação e dar a oportunidade aos alunos de conhecer os exemplos.
Atividade 2
Fazer uma lista na lousa sobre os diferentes tipos de textos que as crianças conhecem. Os alunos continuam sentadas em círculo para continuar um clima de diálogo.
Se possível, mostrar às crianças, jornais, revistas, folhetos de supermercados e outros tipos de texto. É importante deixar que as crianças possam folhear os diferentes tipos de textos e falarem as diferenças que existem entre eles.
Atividade 3
Depois que as discussões sobre diferentes Tipos de Texto forem feitas, e quando o professor perceber que as crianças já são capazes de conhecer a diversidade de gêneros existentes, pedir para que as crianças façam um desenho, sobre a música ou sobre a história que ouviram. Cada aluno fica a vontade para escolher.
Depois disso, o professor, com o auxílio dos alunos coloca os desenhos na parede e pede para que algumas crianças voluntárias expliquem o que desenhou, se optaram por desenhar algo da música ou da história que ouviram.
Assim, o professor apresenta mais um tipo de texto, e explica que um desenho, apesar de não conter palavras, também pode ser um texto, uma vez que é capaz de transmitir uma mensagem e que as pessoas o “lêem”.
AULA 2
Atividade 1

Ao pedir que os alunos relembrem os tipos de textos que conheceram como poesia, história, textos de jornal, desenho, música, receitas, parlenda entre outros, é importante instigá-los a escolher um tipo destes textos e escrever outro texto, uma poesia, uma receita de algo que conhece inventar uma música.
O professor pode colocar na lousa alguns exemplos destes textos e explicar a estrutura de um poema, de uma música, de uma receita, de uma história etc.

Neste momento, outros aspectos da alfabetização podem ser trabalhados, como a ortografia, a imaginação, a criatividade, o gosto por diferentes gêneros textuais etc.




Recursos Complementares
Sugere-se que o professor disponha aos alunos outros tipos de textos, conforme elencados acima - receitas, poesias, parlendas, livros de histórias infantis, folhetos de supermercados entre outros, para que a criança possa perceber os diferentes gêneros textuais que existem além de perceber que todos têm suas características peculiares e sua importância.
Avaliação
A avaliação se dará de forma coletiva em todo o momento da atividade. Por isso, fazer perguntas antes da atividade, com o objetivo de fazer um diagnóstico para saber o que as crianças sabem sobre “Tipos de Textos” existentes e no final da atividade para verificar se elas aprenderam alguns exemplos. A avaliação também pode ser feita através do desenho e do texto que o aluno fez. É importante salientar, que por se tratar de séries iniciais do Ensino Fundamental, os níveis de escritas dos alunos poderão ser variados, por isso é salutar que cada um seja avaliado de acordo com o nível da alfabetização que se encontra. No entanto, esta é uma oportunidade para que os alunos se sintam instigados a avançar nos conhecimentos que possuem.